Translate

Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

GASOLINA DE PLÁSTICO

O plástico é feito a partir do craqueamento das moléculas do petróleo.

O processo abaixo descrito é uma reversão do processo, até certa parte do primeiro processo.

GASOLINA DE PLÁSTICO,
SOLUÇÃO MUNDIAL PARA O LIXO PLÁSTICO.

O engenheiro polonês, Zbigniew Tokarz, originário de Niewiadow, na Polônia, construiu uma máquina que, alimentada com plástico descartado, é capaz de fabricar até 500 litros de combustível por hora. Além de solucionar a questão do excesso de lixo plástico, que dentre outros sérios problemas, também colaboram para a diminuição da vida útil dos aterros sanitários e tornam a destinação muito cara para os municípios brasileiros, o produto final gera energia e os resíduos da transformação não poluem o meio ambiente.

A pesquisa não está em fase inicial, e a empresa fundada por Tokarz - "Tecnologie Ecologiche" - já conseguiu firmar uma parceria com um forte grupo industrial australiano.

Na Alemanha e no Japão funcionam máquinas similares, mas a instalação do engenheiro polonês é menos complicada e mais barata porque não requer alta pressão, indispensável em outros procedimentos para que o plástico se funda e converta em líquido. A máquina tem condições de transformar, por mês, 360 toneladas de plástico em 220 toneladas de combustível. Na destilação final obtêm-se até 18% de gasolina e 47% de óleo diesel, ou seja: 65% do plástico vira combustível.


COMO FUNCIONA?

Os materiais plásticos descartados após o seu uso - desde a película transparente para cobrir alimentos até sacolas, brinquedos, garrafas plásticas de refrigerantes, de água ou embalagens de iogurte - são dissolvidos gradualmente num reator catalítico a temperaturas que chegam a 400 graus. A matéria prima se torna líquida e, graças à catalisação de um composto de alumínio adicionado no processo, se transforma em vapor de hidrocarboneto, similar àqueles encontrados no petróleo (do qual é feito o plástico) ou no gás natural.

Esses gases e vapores, devidamente esfriados, se convertem em combustíveis de excelente qualidade, que são guardados em grandes depósitos, até que as refinarias possam recolhê-los.

Máquina revolucionária!


O processo de produção é quase inteiramente automatizado. Para operar a máquina - cuja forma é similar a um contêiner, o que facilita seu transporte - bastam dois homens para introduzir o lixo de plástico numa espécie de triturador. A máquina elimina por sua própria conta os objetos que não são de plástico, como uma lata de metal ou uma garrafa de vidro, e o material descartado não precisa ser lavado.

O velho cenário de plásticos pequenos e grandes tornando feio o caminho; entupindo bueiros, rios... , e sufocando plantas e animais na terra e no mar, está com os dias contados. Aliás, este cenário não condiz com a inteligência humana, e por isso, a realidade dos tempos atuais exige um outro tipo de comportamento: O desenvolvimento e o meio ambiente devem andar juntos, de mãos dadas.

Pense nisso!



Walter Ribeiro (Santa Isabel - SP)
Técnico Ambiental / Palestrante
walteira@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Caracas, interessantíssimo esse artigo!

    Em meio à essa crise de preços absurdos da gasolina e do álcool, o governo precisa saber dessa novidade e começar a tomar suas providências!

    É "a criação gemendo em dores de parto" (Rm 8, 22) afim de dar luz à uma nova vida chamada ESPERANÇA!

    Chega de notícias ruins, não acham? DIVULGUEM ESSA BOA NOTÍCIA!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!
Não deixe de participar, VOLTE SEMPRE!
Conto com a sua DIVULGAÇÃO! ;D
*Paz e Sorrisos*