Translate

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

ESCAPULÁRIO AZUL DA IMACULADA CONCEIÇÃO

O Escapulário Azul tem sua origem com a aparição de Nossa Senhora Imaculada Conceição acontecida em 2 de fevereiro de 1617 a Venerável Irmã Ursula Benincasa, fundadora das irmãs Teatinas na cidade de Nápoles Itália. O Escapulário Azul é dado por Nossa Senhora à Irmã Ursula com o pedido de difundi-lo entre todos os fiéis que crêem em sua proteção maternal e prometendo a todos que usarem com devoção:
1- Estarão todos cobertos pelo seu manto Sagrado;
2- Terão sua defesa contra todas as armadilhas do inimigo que nos conduzem ao pecado;
3- Indulgências plenárias e parciais, tanto na vida quanto na morte;
4- Cura nas enfermidades;
5- Fortaleza de fé diante das dificuldades;
6- Uma boa morte assistido pelos sacramentos da unção e reconciliação;
7- Sabedoria e a luz de Deus nos momentos difíceis;
8- A defesa de Nossa Senhora no dia do julgamento final;
9- Um escudo de graças contra todos os perigos;
10- Sua eterna interseção junto a Jesus e muitas outras graças.

Esta Aparição vem preparar o mundo inteiro para a promulgação do dogma da Imaculada Conceição de Maria pela Igreja em 8 de dezembro de 1854.



Extraordinário privilégio da indulgência plenária quotidiana sem confissão nem comunhão:

Ao fiel que usa o Escapulário Azul devidamente imposto, concede-se lucrar as mesmas indulgências plenárias que são concedidas àqueles que visitam as sete Basílicas de Roma, a Igreja da Porciúncula de Assis, a Igreja de Santiago de Compostela e a Terra Santa, quotidianamente, a cada vez que rezarem 6 (seis) Pai-Nossos, 6 Ave-Marias e 6 Glória ao Pai, em honra da Santíssima Trindade e da Bem-Aventurada Virgem Maria concebida sem pecado, orando ao mesmo tempo pela exaltação da Santa Igreja Romana e pela extirpação das heresias.

Para lucrarem-se estas indulgências não é necessário dizer outras orações, nem confessar-se e nem comungar, bastando estar em estado de graça (e este, em caso de pecado grave, pode ser recuperado por um ato de contrição unido ao propósito de confessar-se depois). Todas estas são aplicáveis aos defuntos. Este extraordinário privilégio foi reconhecido e confirmado pela Santa Sé em decreto de 31 de março de 1856, confirmado pelo papa Pio IX em 14 de abril do mesmo ano.



O que é o ESCAPULÁRIO AZUL?

O Escapulário Azul é um símbolo de devoção a Imaculada Conceição de Maria que traz a cor de seu Manto Sagrado. Na parte da frente - traz a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que roga sempre por nós e todos os momentos de nossas vidas, livrando-nos do pecado e das tramas do inimigo.

Na parte de trás traz a aparição de Nossa Senhora à Venerável Ursula Benincasa, fundadora das Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição, a quem a Virgem Imaculada deu a incumbência de espalhar esta devoção.

Deve ser sempre usado com amor a Maria para obter dele as graças anexadas e prometidas a esta santa devoção.



ORAÇÃO PARA IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO AZUL DA IMACULADA CONCEIÇÃO - ATO DE CONSAGRAÇÃO

Santíssima Virgem Maria, Imaculada Mãe de Deus e poderosa advogada dos pecadores, na presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, de toda a Corte Celestial, de seu castíssimo esposo, São José, o glorioso São Caetano e São Miguel Arcanjo a quem elejo por meu advogado especial em minhas necessidades espirituais e temporais, arrependido de todos os meus pecados, a ti recorro e ofereço em sua homenagem os meus louvores e o meu amor.


Para a honra e glória do seu dulcíssimo Filho Jesus me consagro e me entrego todo a ti como fiel servo seu e te ofereço o meu coração para que sempre me livres de todo pensamento mal e das forças malignas deste mundo.

Movido por um ardente desejo de viver e morrer debaixo de teu manto Azul de Tua Imaculada Conceição, e agora com toda a minha alma te digo: Santa Maria, Mãe de Deus, roga por mim, pobre pecador agora e na hora de minha morte, para que eu possa cantar um dia no céu com São José e São Caetano, Glória ao Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Solicite o Escapulário Azul:

PARÓQUIA DE SÃO GERALDO
http://igrejasaogeraldo.com.br/crbst_59.html
Av. Guarulhos, 3.614 - Ponte Grande
07030-001 - Guarulhos/SP
Telefone: (11) 2421- 6750
E-mail: saogeraldo@sti.com.br



Fonte: http://www.amoranossasenhora.com.br/

PS.: Não esqueçam que hoje é Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma! Não deixem de ir à Missa, pois receber as cinzas num sinal de cruz é o sinal para lembrarmos que do pó viemos e para o pó vamos voltar, por isso é preciso refletir o dever da conversão, da mudança de vida. Aconselho comprar o livro: "Retiro Popular" da Canção Nova para ajudar num acompanhamento mais eficaz da Quaresma. Eu estou indo agora lá comprar! Rs.

*Paz e Conversão*

4 comentários:

  1. ORAÇÃO PARA IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO AZUL DA IMACULADA CONCEIÇÃO - ATO DE CONSAGRAÇÃO quem é que faz eu ou o padre ?eu tenho que levar uma copia para o padre ?

    ResponderExcluir
  2. O Padre é quem faz! Como toda imposição de escapulário, é o Padre quem deve orar e colocar o escapulário em você!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde,pergunte ao padre da Ordem Teatino,que suponho ser ai da tua igreja por que aqui na minha não é nem perto tem esta ordem - Se estas indulgencias ainda estão em vigor por que parece estarem diferentes do Manual de Indulgencias do Prof Felipe Aquino assinado pelo Papa PauloVI(alias,algumas nem aparece no Manual)

    I. Indulgências plenárias que se podem lucrar sem confissão nem comunhão:
    - Ao fiel que usa o Escapulário Azul devidamente imposto, concede-se lucrar as mesmas indulgências plenárias que são concedidas àqueles que visitam as sete basílicas de Roma, a igreja da Porciúncula de Assis, a igreja de Santiago de Compostela e a Terra Santa, quotidianamente, a cada vez que rezarem 6 (seis) Pai-nossos, 6 Ave-Marias e 6 Glórias-ao-Pai, em honra da Santíssima Trindade e da Bem-Aventurada Virgem Maria concebida sem pecado, orando ao mesmo tempo pela exaltação da Santa Igreja Romana e pela extirpação das heresias. Para lucrarem-se estas indulgências não é necessário dizer outras orações, nem confessar-se e nem comungar, bastando estar em estado de graça (e este, em caso de pecado grave, pode ser recuperado por um ato de contrição unido ao propósito de confessar-se depois). Todas estas são aplicáveis aos defuntos. Este extraordinário privilégio foi reconhecido e confirmado pela Santa Sé em decreto de 31 de março de 1856, confirmado pelo papa Pio IX em 14 de abril do mesmo ano.



    II. Indulgências plenárias nas condições de costume:
    Ao fiel que usa o Escapulário Azul devidamente imposto, concede-se lucrar uma indulgência plenária a cada um dos dias abaixo, desde que nesse dia comungue, reze qualquer oração pelas intenções do Papa, tenha arrependimento e propósto de emenda até de seus pecados veniais, e tenha se confessado no dia ou semana anterior, sem ter de rezar outras preces. Remontam ao Decreto do papa Gregório XVI, de 12 de julho de 1846. São os seguintes dias:
    - No dia da imposição do escapulário;
    - Na hora da morte;
    - Todo primeiro domingo do mês;
    - Todo sábado da Quaresma;

    - Na domingo e na sexta-feira da semana que antecede a Semana Santa;

    - Na Quarta, Quinta e Sexta-Feira da Semana Santa;
    - Em um dos dias das Quarenta Horas;
    - No primeiro domingo de Julho;

    - No primeiro e último domingo da novena de Natal;

    - Nas festas do Natal, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Invenção e Exaltação da Santa Cruz;

    - Nas festas da Imaculada Conceição, da Purificação, da Anunciação, da Assunção e da Natividade de Nossa Senhora;
    - No dia 2 de agosto, festa da Porciúncula;

    - Nas festas de São Miguel, Anjos da Guarda, São José, São João Batista, São Pedro e São Paulo, Santo Agostinho, Santa Teresa de Ávila e Todos os Santos.

    - Uma vez durante qualquer retiro de ao menos 3 dias;

    - Uma vez num dia qualquer do ano, à escolha da pessoa;

    - Nas festas principais dos teatinos, a saber: 24 de março, 12 de abril, 17 de julho, 7 de agosto, 10 de novembro e 13 de dezembro.

    - No dia da primeira missa, se o que usa o escapulário é sacerdote;

    - Duas vezes no mês, em dia à escolha da pessoa;

    - Pode-se, além disto, ganhar as mesmas indulgências das Estações de Roma, nos dias designados pelo missal, visitando-se nesses dias uma igreja dos teatinos ou, se não for possível, a própria paróquia. Os dias assim designados pelo missal são: Os domingos do Advento; os dias 26, 27 e 28 de dezembro; as festas da Circuncisão do Senhor e da Epifania; os domingos da Septuagésima, Sexagésima e Quinqüagésima; a quarta-feira de Cinzas e todos os dias que lhe seguem, até ao domingo de Pascoela inclusive; a festa de São Marcos (25 de abril) e os três dias das rogações; a festa da Ascenção; a vigília de Pentecostes e todos os dias da semana que lhe segue; os três dias das 4 Têmporas).

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!
Não deixe de participar, VOLTE SEMPRE!
Conto com a sua DIVULGAÇÃO! ;D
*Paz e Sorrisos*