Translate

Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Gentee, segue o vídeo da música da Campanha da Fraternidade e a explicação sobre o que ela estará abordando esse ano! Para os que estiverem ainda mais interessados sobre o Tema "Fraternidade e Vida no Planeta", haverá uma Palestra amanhã (12/3 - Sábado), das 9h40m às 12h, nas Livrarias Paulinas: SCS - Q. 05 - Bl. C - Lojas 18/22 - Brasília - DF

 

Campanha da Fraternidade 2011

Posted by Cultura Geral under Uncategorized
Leave a Comment 

Campanha da Fraternidade 2011

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema “A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8,22).


APRESENTAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium et Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema “A Criação Geme em Dores de parto”, (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

3 comentários:

  1. muito boun esse tema que o blog esta divulgando falei sobre isso hoje no crisma da igreja católica de santa rita de cassia aqui perto de casa

    ResponderExcluir
  2. nossa qui legal esse blog eu vi esse comercial ontem
    na tev

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela participação meninas! É muito importante estarmos divulgando isso para os jovens da crisma mesmo e tudo mais, afinal de contas, os jovens de hoje é que serão os adultos de amanhã, não é verdade? Então, de fato, o futuro está em nossas mãos! Vamos fazer a nossa parte! Obrigada pela partipação e volte sempre! ;D Beijão ;* Paz&Sorrisos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!
Não deixe de participar, VOLTE SEMPRE!
Conto com a sua DIVULGAÇÃO! ;D
*Paz e Sorrisos*