Translate

Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de novembro de 2015

TRÊS MOTIVOS PARA LEVAR SUAS MANHÃS MAIS A SÉRIO

Em seu novo livro, Laura Vanderkam prova que a maneira como você lida com as suas manhãs é fundamental para seu sucesso profissional e pessoal.

Creative Commons/TheGiantVermin/flickr 
Pessoas tomando café da manhã

Segundo autora, a chave do sucesso está no que você faz antes de sentar à mesa do café da manhã.

Como você preenche seu dia no período que se estende entre o alarme do celular (anunciando que um novo dia já nasceu) e o horário em que chega ao trabalho pode determinar seu sucesso profissional e pessoal. É o que defende a escritora Laura Vanderkam em seu mais recente livro “What the most successful people do before breakfast”.

“Antes de boa parte do mundo saborear seu café da manhã, as pessoas mais bem sucedidas já conquistaram vitórias diárias que as conduzem para as vidas que elas sempre almejaram”, afirma Laura em um dos capítulos do livro.

A biografia de vários executivos de sucesso prova esta tese. Às 5 horas da manhã, por exemplo, já é possível encontrar Tim Cook, CEO da Apple, na academia, segundo reportagem do Gawker. E às 4h30, Robert Iger, CEO da Disney, já está de pé para fazer exercícios, ouvir música, ver televisão e ler o jornal, além de checar o e-mail, de acordo com entrevista feita ao The New York Times em 2009.
 
Deu sono só de pensar no esforço? Pois Laura lista uma série de motivos por que você deveria levar suas manhãs mais a sério. Confira:

1. De manhã, sua disciplina está em alta!
Além de entrevistas com executivos (super bem sucedidos, diga-se de passagem), Laura recorreu à ciência para provar sua teoria. A conclusão é de que, de manhã, sua força de vontade e autocontrole estão em alta. E, por isso, fica mais fácil tocar atividades que requerem atenção especial.
“A autodisciplina é como um músculo: fica fatigada após muito uso”, disse Laura ao Business Insider. “Mas de manhã, após o descanso, ela estará como nova. Então você poderá lidar com coisas que exigem foco e muita disciplina e que você não seria capaz de fazer mais tarde”, afirma.

2. O tempo fica em suas mãos!
“Nós temos tempo, mas ele é consumido pelo som e fúria que culminam em uma porção de tarefas até você alcançar a porta”, afirma. 
Segundo a autora, nós, geralmente, fazemos uma avalanche de tarefas inconscientemente que acabam roubando os minutos livres que nos separam das obrigações diárias. Ao encarar as manhãs de uma maneira mais racional e pragmática, o controle do andar dos ponteiros volta às suas mãos. E você ganha a liberdade para usufruí-los da maneira mais sensata que quiser.
 
3. Você vira a prioridade!
Você até pode perder um tempo navegando pela internet ou papeando com o colega da baia ao lado, mas o horário do expediente é dedicado para outras pessoas (mesmo quando você é o chefe ou o dono da empresa). Por isso, aproveitar o horário em que clientes, chefes, amigos e até parentes estão dormindo pode ser essencial para a sua sanidade emocional, intelectual e até profissional. Em outros horários do dia, é mais fácil sabotar seus planos diante das demandas dos outros.
De manhã, a história é diferente. “Este é o tempo que você pode ter para você mesmo, antes da prioridade das outras pessoas”, disse para o Business Insider. Este é um dos motivos para Laura colocar o e-mail na lista negra de atividades matutinas. “Assim que checar seu e-mail, uma cascata de demandas aparecerá e você entrará num ciclo de reações”, afirma.
 
 
 

Como usar as manhãs para a carreira

Praticar uma atividade física ou um hobby, a ciência comprova, pode trazer muitas lições para a sua carreira. Mas, segundo Laura, é possível também usar suas manhãs de uma maneira mais focada no seu crescimento profissional. “As pessoas sempre reclamam que não têm tempo para pensar”, afirma em trecho publicado na Fast Company. “Use suas manhãs para planejar como você imagina sua carreira ou organização no futuro”. Aproveite este período também para colocar estes planos em ação: leia livros e artigos especializados, faça um curso online. Enfim, imagine como você gostaria que suas manhãs fossem e siga isso.
 

Como fazer?
 
Se você é uma pessoa noturna, provavelmente, considera absurda a ideia de acordar mais cedo para praticar uma atividade física, ler os livros que nunca conseguiu concluir ou simplesmente cuidar da sua saúde espiritual e emocional. Mas, segundo Laura, tudo é uma questão de hábito.“Transformar um desejo em um ritual exige força de vontade”, ela afirma. E isso, como em tudo na vida, demanda tempo. Por isso, a dica é não tentar mudar sua rotina do dia para noite. Se a intenção é acordar uma hora mais cedo para tocar alguma tarefa, comece dormindo 15 minutos mais cedo no dia anterior para acordar 15 minutos antes. E por aí vai. Não faça isso sozinho também. Ela aconselha que você se cerque de amigos que possam ajudá-lo neste processo. Vale desde um amigo que passe na sua casa antes da academia até alguém que simplesmente monitore suas conquistas diárias – e comemore cada uma delas com você. “Sinta-se livre para subornar a si mesmo”, brinca a autora em um dos trechos do livro. A cada nova conquista, presenteie-se.
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário!
Não deixe de participar, VOLTE SEMPRE!
Conto com a sua DIVULGAÇÃO! ;D
*Paz e Sorrisos*