Translate

Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ORAÇÃO PELOS FINADOS

Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (nome do falecido(a)) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno.
Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Rezar: 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz.
Amém.


___________________________________________

AS ORAÇÕES PELOS MORTOS

Papa João Paulo II, no dia de finados de 1997
"A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O fundamento da oração de sufrágio encontra-se na comunhão do Corpo Místico... Por conseguinte, recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio, como testemunho de esperança confiante, apesar dos sofrimentos pela separação dos entes queridos." (LR, n. 45, de 10/11/91)


O Catecismo ensina que:
"Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primeiros da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos..." (CIC, § 958)


São João Crisóstomo (349-407)

"Levemos-lhes socorro e celebremos a sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício de seu pai (Jó 1,5), porque duvidar que as nossas oferendas em favor dos mortos lhes leva alguma consolação? Não hesitemos em socorrer aos que partiram e em oferecer as nossas orações por eles" (CIC, §1032; In I Cor 41,5 PG 61,361).

O mesmo São João Crisóstomo afirma que "os Apóstolos instituíram a oração pelos mortos e que esta lhes presta grande auxílio e real utilidade" ( In Philipp. III 4, PG 62, 204).

Papa João Paulo II
"... Igreja do Céu, Igreja da Terra e Igreja do Purgatório estão misteriosamente unidas nesta cooperação com Cristo para reconciliar o mundo com Deus." (Reconciliatio et poenitentia, 12)
"Numa misteriosa troca de dons, eles [no purgatório] intercedem por nós e nós oferecemos por eles a nossa oração de sufrágio" ( LR de 08/11/92, p. 11)
"... os vínculos de amor que unem pais e filhos, esposas e esposos, irmãos e irmãs, assim como os ligames de verdadeira amizade entre as pessoas, não se perdem nem terminam com o indiscutível evento da morte. Os nossos defuntos continuam a viver entre nós, não só porque os seus restos mortais repousam no cemitério e a sua recordação faz parte da nossa existência, mas sobretudo porque as suas almas intercedem por nós junto de Deus". (02/11/94)

FONTE: PROF. FELIPE AQUINO

2 comentários:

  1. Linda oração, parabéns por cada dia renovar um pedacinho de nós...!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Josi!
    Muito obrigada!
    Saber que o que a gente faz dá um fruto, por menor que seja, já é de grande valia!
    Mas lembre-se que a renovação só acontece mesmo quando abrimos nosso coração para as coisas de Deus, então parabéns a você, por permitir Deus entrar no seu coração!
    Fica com Ele aí! Beijo grande!
    *Paz&SOrrisos*

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário!
Não deixe de participar, VOLTE SEMPRE!
Conto com a sua DIVULGAÇÃO! ;D
*Paz e Sorrisos*